quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O patinho que não comia legumes


Era uma vez um patinho que se chamava Artur que vivia com o pai e com a mãe. O Artur não gostava de legumes, mas o pai tinha uma horta e ele tinha um monte deles lá em casa! Um dia, a mãe fez legumes e o pato Artur (que é muito esperto) disse à mãe que tinha muitos trabalhos de casa. De seguida, o patinho disse que estava doente e foi para a cama.
Um certo dia, cheio de sol, o pai estava cheio de febre e teve de ficar na cama. Lá fora, o dia estava tão quente que a mãe pediu ao Artur para regar. E lá foi ele regar as plantas. Mas quando ele as regava, dava-lhes pontapés e as plantas diziam:
- Pára, pára de nos dares pontapés! Nós só queremos água mais nada!
- Ah! O quê?! Vocês falam? – disse o pato.
De entre os legumes apareceram uns duendes: os duendes dos legumes. Então, os duendes saltaram das plantas e disseram os seus nomes.
- Eu chamo-me Vitamina C.
- Eu chamo-me Ferro.
- Eu chamo-me Caroteno.
- E eu chamo-me Cálcio. Sou eu que faço bem aos dentes e ossos.
A partir daí, o pato Artur mudou o seu comportamento. Pegou nas cenouras da horta do pai e pediu para fazer um bolo de cenoura e passou a gostar muito de legumes.
E nunca mais mentiu e…não ficou doente no Inverno.
ANA FILIPA, 3.º Ano

Era uma vez, três patinhos que moravam numa casinha na floresta.
O Artur, que era o pato mais pequeno, nunca gostou de legumes, apesar de o seu pai, o Sr. Pato, ter uma horta em casa. Num dia de Verão, o Sr. Pato ficou doente por causa do sol e a Sra. Pata mandou o seu filho Artur ir regar os legumes, porque estavam a ficar murchos. Mas o Artur como não gostava de legumes, e, enquanto os regava, dava-lhes pontapés.
Depois, ele começou a ouvir gritos de dentro dos legumes. Eram anões de legumes! Eles chamavam-se: Vitamina C, Ferro, Caroteno e Cálcio. Eles ensinaram ao Artur que se ele não comesse legumes, quando chegasse o Inverno, ele podia ficar doente e as suas penas podiam cair.
Nesse dia, à hora do almoço, o Artur disse à mãe que queria comer legumes.
A partir daí, ele começou a gostar tanto de legumes que quando a Sra. Pata fazia legumes, ele era sempre o primeiro a chegar à mesa!
RAQUEL, 3.º Ano

Sem comentários:

Enviar um comentário